quinta-feira, 7 de maio de 2009

Mundo da Velocidade

500 milhas de Indianápolis e neste domingo
Os preparativos para a 93ª edição da 500 Milhas de Indianápolis começaram nesta quarta-feira. Cinco brasileiros disputam uma das mais tradicionais provas do automobilismo americano. Tony Kanaan, Hélio Castroneves, Raphael Matos, Vitor Meira e Mário Moraes lutam, neste sábado, pela pole position para a corrida que será disputada dia 24 de maio.
Helinho venceu a prova em 2001 e 2002, enquanto Kanaan largou na primeira colocação em 2005. O piloto da Andretti Green participa pela oitava vez da 500 Milhas de Indianápolis, mas garante que nenhum ano é igual ao anterior.

- Já fui ao supermercado ontem e fiz compra para o mês inteiro – disse descontraído – Faz oito anos que repito esta programação, mas sempre me sinto diferente. Esse lugar é incrível. Não preciso dizer que busco vencer essa prova, pois todos sabem e qualquer um quer, mas agora é hora de trabalhar muito, sem criar expectativas. Tem feito frio pela manhã aqui e a tarde esquenta um pouco, mas esse é o tipo de circuito que tudo influência, desde a velocidade do vento até a temperatura na pista, por isso, temos de avaliar o máximo de situações possíveis para sábado – explicou.

O paulista Mário Moraes disputa a corrida pela segunda vez, mas já conseguiu perceber a dimensão gigantesca que a 500 Milhas de Indianápolis tem.

- Indianápolis é uma corrida especial. Não há nada igual. Ano passado foi minha primeira vez na Indy 500 e também minha primeira prova de 500 milhas, então era tudo novo e eu tinha muito a aprender. Esse ano, eu tenho um carro que é rápido e uma equipe bastante experiente para me apoiar, por isso estou confiante que podemos ter uma corrida competitiva – avaliou.

No primeiro dia de treinos, na quarta-feira, Moraes teve uma boa notícia. Paul Tracy, companheiro do brasileiro na KV Racing, foi o mais rápido com uma média de 223,089 milhas por hora (cerca de 356,942 km/h).

A classificação para o grid de largada da 500 Milhas de Indianápolis não é como a maioria das corridas, nas quais o mais rápido em uma volta ganha o direito de largar na osição de honra. No oval americano, o pole position será o piloto que tiver a média de velocidade mais alta depois de uma mini corrida de quatro voltas pelo traçado de 2,5 milhas (cerca de 4 km).

Nenhum comentário:

Postar um comentário